30
out

10a Bienal do Mercosul pretende unir continente através da arte

Desde o dia 23 de outubro, Porto Alegre sedia a 10a Bienal do Mercosul. Com o título Mensagens de uma Nova América, a exposição tem o ambicioso objetivo de reescrever a história da arte na América Latina.

Esta edição da exposição busca promover a visibilidade, a legibilidade e a recepção da produção artística destes países através de uma exposição de grande envergadura que se constrói em torno da produção mais relevante desta região. A exposição pretende dar conta de um considerável número de “pontos cegos” deixados pela crítica e pela historiografia, trazendo à superfície obras cuja contribuição artística ainda não recebeu a merecida consideração crítica.

Ao reunir obras latinoamericanas do século 18 até a atualidade sem se guiar por cronologias, gêneros e classificações, a Bienal traz à tona elementos de união entre os países do Mercosul, que também podem servir para fazer o continente caminhar junto em direção a um futuro mais próspero.

A 10ª Bienal do Mercosul começou no último sábado e segue até 6 de dezembro, com entrada gratuita. As exposições são apresentadas na Usina do Gasômetro, Margs, Memorial do RS (todos de terça a domingo, das 9h às 19h), Santander Cultural (terça a sábado, das 9h às 19h, e domingo, das 13h às 19h) e no Instituto Ling (segunda a sexta, das 10h30 às 22h, domingo, das 10h30 às 20h).

 

Leave a Reply