29
out

Conheça Carlos Mesa, o ex-presidente da Bolívia que virá à Brasília

Carlos Mesa, que foi presidente da Bolívia de 2003 a 2005, é uma das presenças confirmadas na Global Peace Leadership Conference 2015.

Historiador e jornalista, Mesa foi eleito vice-presidente em 2002, ao lado de Gonzalo Lozada, pelo partido MNR. Em um período extremamente conturbado da história da Bolívia, em que pressões externas e internas divergiam sobre o destino que deveriam ter as valiosas reservas de gás natural do país, protestos em massa causaram a renúncia de seu parceiro de governo, tornando Mesa presidente em 2003.

Durante os dois anos no poder, o maior feito de Mesa foi ter realizado o referendo sobre hidrocarbonetos, em 2004, mesmo sob grandes pressões de grupos radicais, que devolveu à Bolívia a posse e o controle sobre o gás natural presente em seu território. Além disso, o então presidente iniciou uma campanha de negociação com o Chile para reaver acesso ao oceano Pacífico, perdido depois da guerra de 1879, quando o país rival tomou as terras bolivianas que davam para o mar. Mesa continua chefiando a campanha por acesso ao mar ainda hoje.

Em 2005, depois de mais uma onda nacional de protestos, o então presidente renunciou. Além de político, historiador e escritor, Mesa é um famoso jornalista televisivo no país. Publicou 18 livros, entre eles estão Manual de Historia de Bolivia (1983), coautoria; De Cerca Una Década de Conversaciones en Democracia (1993); El Vicepresidente ¿La Sombra del Poder? (2003); e Breve Historia de las Políticas Públicas en Bolivia (2014). É membro da Academia Boliviana da História e da Sociedade Boliviana de História. Desde 2007, é presidente da Fundación Comunidad.

Em Brasília nos dias 12 e 13 de novembro, Carlos Mesa participará do Painel Educação e presidirá uma mesa redonda com o tema “Limites da ação governamental frente à responsabilidade estatal”.

Leave a Reply