21
set

No Dia Internacional da Paz, ONU pede cessar-fogo mundial

Para comemorar o Dia Internacional da Paz, celebrado todo dia 21 de setembro, Ban Ki-Moon, Secretário Geral da ONU, pediu um cessar-fogo de 24 horas por todo o mundo. “Vamos fazer do Dia Internacional da Paz um dia sem violência, um dia de perdão. Se, por um dia, nós conseguirmos viver em um mundo sem agressão e hostilidade, dá pra imaginar quanto mais é possível”, disse o Secretário Geral.

O Dia Internacional da Paz foi estabelecido em 1981 pela Resolução 36/67 e coincidiu com a sessão inaugural da ONU daquele ano, que acontece na terceira segunda-feira de setembro. Em 2001, ainda chocada com os attaques de 11 de Setembro aos Estados Unidos, a Assembleia Geral adotou com unanimidade dos votos a Resolução 55/282, que estabeleceu o dia 21 de setembro como dia mundial da não-violência e do cessar-fogo.

O tema da comemoração deste ano é “Parceiros pela Paz – Dignidade para Todos” e ressalta a importância de todos os segmentos da sociedade trabalharem juntos pela paz. “O tabalho das Nações Unidas seria impossível sem as parcerias (…) com governos, sociedade civil, o setor privado, grupos religiosos e outras organizações não-governamentais necessária para apoiar a Organização a conquistar seus objetivos”, diz a ONU em seu site.

A cooperação entre os três setores da sociedade, com ênfase na participação da sociedade civil e da parceria interreligiosa, é o foco da Global Peace Foundation Leadership Conference 2015 (GPLC 2015), que acontece em Brasília em 12 e 13 de novembro. Acompanhe o nosso site para mais informações.

Leave a Reply