10
nov

UNESCO aprova Marco de Ação para revolucionar educação até 2030

A ONU lançou na última semana, o novo plano de diretrizes que promete revolucionar a educação mundial até 2030. O Marco de Ação Educação 2030 é um guia para países mobilizarem todos os atores interessados na implementação, coordenação, financiamento e revisão da agenda educacional em níveis globais, regionais e nacionais. O objetivo é simples, mas de difícil execução: garantir educação com igualdade de oportunidade para todos.

O Marco de Ação foi desenvolvido através de um longo processo consultivo que culminou no Fórum Mundial de Educação em Incheon, na Coreia do Sul, em maio deste ano. A Declaração de Incheon representa o firme comprometimento dos países e da comunidade educacional global com uma agenda de educação única e renovada.

O Fórum da UNESCO foi a importante culminação desse processo, que dá início a uma agenda universal para a educação para os próximos 15 anos. O evento foi organizado junto com o Programa da ONU para o Desenvolvimento (UNDP), o Fundo Populacional das Nações Unidas, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e outras agências.

Leave a Reply