GPLC

Formar líderes inovadores. Este é o objetivo da Global Peace Leadership Conference 2015 (GPLC 2015), em sua terceira edição na América Latina. Organizada pela Global Peace Foundation Brasil (GPF Brasil), a conferência acontece nos dias 12 e 13 de novembro, em Brasília, no Distrito Federal.

Após as bem-sucedidas edições em 2010 (Assunção, Paraguai) e em 2011 (Brasília), a GPLC 2015 reúne os três Setores da sociedade civil – Governo, empresas privadas e Terceiro Setor (associações e entidades sem fins lucrativos) – para debater maneiras de formar lideranças éticas e capazes de lidar com os desafios que o país enfrentará nos próximos anos.

A edição deste ano divide-se em dois momentos: um fórum com ex-presidentes da América Latina e três painéis, que abordam os temas Educação, Direitos Humanos e Relações Internacionais.

Nicolas Ardito Barletta (Panamá, 1984-1985), Jaime Paz Zamora (Bolívia, 1989-1993), Luis Alberto Lacalle (Uruguai, 1990-1995) e Vinicio Cerezo (Guatemala, 1985-1991), serão os palestrantes que irão compartilhar suas experiências de governantes com o público. Eles certamente, por meio de suas palavras, poderão gerar entre os convidados reflexões sobre os temas atuais.

Os dignatários acima mencionados fazem parte da chamada Missão Presidencial da América Latina, fundada em 2012 – como uma associação de ex-presidentes de países do continente, que decidiram juntar-se como um grupo de ação cívica, a fim de ajudar os países e as sociedades na busca de soluções para os diversos problemas e desafios.

Além dos ex-mandatários, a GPLC 2015 também receberá a presença do Reverendo Dr. Gerald L. Durley, estadunidense que, durante a luta pelos direitos civis nos EUA lutou ao lado de Martin Luther King Jr., representando a força jovem da época. Dr. Durley comparece à GPLC 2015 para tratar de suas experiências e discutir como o século XXI tem abordado a temática dos direitos civis.

A ideia é que as interações entre conferencistas e público durante a GPLC 2015 tornem-se reflexões que permitam o desenvolvimento de um novo conceito de sociedade.

Esses esforços fortalecem o desejo da GPLC 2015 em estabelecer uma atmosfera pacífica e fraterna em que o compartilhamento de conhecimentos e a transformação pela educação sejam constantes.

Sob o lema “Desenvolvimento e Integridade para uma Liderança Moral e Inovadora”, a GPLC 2015 espera que durante os dois dias de conferência os participantes reflitam a atual situação do país de forma crítica e que sejam munidos de ferramentas para pensar o cenário brasileiro em prol do desenvolvimento e da justiça social.