Palavra da Organização

A Global Peace Foundation Brasil (GPF Brasil), em conjunto com a Missão Presidencial da América Latina, dá as boas vindas à 2ª Global Peace Leadership Conference (GPLC) deste país.

Nosso primeiro GPLC da América Latina foi sediado em 2011 em Brasília e contou com a participação de sete ex-chefes de Estado vindos de toda a região. Mais uma vez, um número de ex-presidentes de países como Uruguai, Bolívia, Guatemala e Costa Rica se juntarão a nós aqui em Brasília para a conferência de 2015.

O tema deste ano da conferência de Liderança foi intitulado “Brasil: Rumo à Transformação Nacional – Desenvolvimento e Integridade para uma liderança moral e inovadora”. Portanto, nós estamos enfatizando a necessidade de mudança em nosso país e a necessidade de liderança inovadora com uma visão positiva e construtiva para o futuro.

Todas as mudanças positivas na história são feitas por indivíduos com fortes convicções, coragem e visão desafiadora. Isso é o que a América Latina — e particularmente o Brasil — precisa hoje: uma nova forma de liderança capaz de construir nações que possam incorporar e preencher tudo que é positivo dentro das nossas cultura, história e tradição, que fizeram do Brasil um verdadeiro líder global respeitado.

Para apoiar essa mudança, a GPF Brasil está trabalhando para promover uma forte cooperação e parceiras dentro do primeiro, segundo e terceiro setores da sociedade, implementando novos parâmetros. Essa conferencia é um exemplo disso. Nela, primeiro e terceiro setores cooperam para fornecer uma plataforma de reuniões, apresentações e compartilhamentos para o público.

Além líderes já estabelecidos, o nosso público-alvo é possíveis jovens líderes. Por essa razão, uma forte presença de jovens e estudantes universitários irão participar da Global Peace Leadership Conference.

Nossa expectativa é de que através dessa conferência, novas ideias e propostas possam ser levadas adiante e depois postas em prática para ajudar a trazer transformações positivas em nível nacional. Tudo isso centrado em valores comuns, compartilhados entre todas as pessoas, de todo tipo de fé, como uma família estável e unida e uma cultura assertiva de que o voluntariado é uma das melhores expressões de uma profunda consciência cívica na sociedade. Todos esses valores são resumidos pelo lema “Uma família sob Deus”, com o qual todas as pessoas do mundo podem ressoar, se focarmos no que nos une e não o que nos divide. Valores comuns compartilhados podem ser a base de um mundo melhor e com mais paz. Este mundo pode se tornar realidade quando é praticado por pessoas com boa vontade.

É tempo para a “maioria silenciosa” tornar-se a principal força para a mudança, e esperamos que esta reunião possa ser um passo importante para ajudar a fazer isso acontecer.

Mais uma vez, sejam bem-vindos para edição 2015 da Global Peace Leadership Conference.

Massimo Trombin, CEO da Global Peace Leadership Conference Brasil


 

Em nome da Global Peace Foundation e dos nossos co-organizadores, tenho a honra de recebê-los para esta importante convenção de líderes do Brasil e da região da América Latina.

Essa Global Peace Leadership Conference (GPLC) é uma oportunidade para participar da nossa agenda comum em promover a paz, a segurança e o desenvolvimento sustentável, que pode ter um impacto significativo na vida de pessoas no Brasil e em toda América Latina.

A GPLC apresenta uma oportunidade única de reunir diversos grupos de interesse — líderes de governo, empresários, educadores, líderes religiosos, acadêmicos e líderes comunitários— porque nós sabemos que paz sustentada e prosperidade de longo-prazo requere parcerias sinérgicas que trabalham para uma visão comum.

Em um momento de grande confusão moral em todo o mundo, precisamos reconhecer que os problemas mais fundamentais humanos não podem ser resolvidos somente pela política, diplomacia, economia ou até mesmo a ciência. Nós precisamos trabalhar juntos para soluções efetivas que identifiquem as causas basilares do conflito e da corrupção. Simplificando, é preciso estabelecer um novo quadro para a paz, que seja enraizado em nossas aspirações espirituais, nossos princípios e valores comuns, e na verdade universal de que todas as pessoas são criadas iguais e merecem dignidade, oportunidade e uma governança justa.

É a partir desse entendimento do nosso fundamento, da nossa identidade spiritual e dos nossos laços profundamente interconectados, como uma família humana, que nós nos reunimos para trabalhar juntos em questões que exigem o engajamento e colaboração de todo setor.

Com sua conturbada história de governança autoritária e desigualdade econômica, a América Latina apresenta um desafio especial na promoção da paz e da prosperidade. No entanto, ele também tem recursos importantes para abordar estas questões em suas culturas baseadas nas famílias tradicionais e nas tradições de fé.  

Nós olhamos para a América Latina para corajosamente avançar na construção de novos modelos de liderança moral e inovadora, que honrem os valores e os direitos inerentes a todos os cidadãos e que mostrem o caminho em frente para uma paz duradoura, baseada na visão unificadora de nossa herança humana comum.  

James Flynn, Presidente Internacional da Global Peace Foundation