Jaime Paz Zamora

Ex-Presidente da Bolívia (1989-1993)

Jaime Paz Zamora

Ex-Presidente da Bolívia (1989-1993)

Biografia

Jaime Paz Zamora é ex-presidente da Bolívia, sendo seu mandato realizado entre agosto de 1989 e agosto de 1993. Zamora é formado em filosofia e teologia e estudou ciências sociais e políticas na Bélgica.

Seu pai, Nestor Paz Geral Galarza é primo do presidente Victor Paz Estenssoro e seu irmão, Nestor Paz Zamora, era um guerrilheiro do Exército de Libertação Nacional.

Se formou no colegial do Colégio dos Jesuítas “Sagrado Coração”, em Sucre e se mudou para a cidade de Córdoba, Argentina, onde entrou na ordem religiosa dos Redentoristas e estudou filosofia e teologia. Antes de receber ordens sagradas, ele se aposentou da vida religiosa. Anos mais tarde, se formou com um diploma em Ciências Sociais e Políticas com especialização em Relações Internacionais na Universidade Católica de Leuven, na Bélgica.

Fundou e liderou a partir de 7 de setembro de 1971 o MIR, Partido Movimento Revolucionário de Esquerda, registrado na Internacional Socialista. Ele também organizou a resistência clandestina contra o regime militar do general Hugo Banzer Suarez.

Participações de Jaime Paz Zamora

MESA REDONDA – Jaime Zamora: “Os desafios mais importantes da Bolívia”

09:15h-11:30h
Departamento Relações Internacionais UnB

Painel Relações Internacionais: países emergentes e o papel dos BRICS

14:15-17:30
Câmara dos Deputados, Congresso Nacional

Sessão Solene de Encerramento

14:05 - 17:00
Câmara dos Deputados, Congresso Nacional

Fórum Brasil rumo à transformação nacional

9:15-12:00
Auditório Memorial Darcy Ribeiro, UnB